Windows 95 completou 20 anos nesta segunda-feira; Relembre.

HHá exatos 20 anos, as lojas ao redor do mundo começavam a vender a versão em caixinha do Windows 95, um marco na história da computação pessoal. O sistema operacional chegou às prateleiras no dia 24 de agosto de 1995, e a Microsoft fez questão de tornar a data um grande evento, bem diferente do lançamento mais discreto do Windows 10, no mês passado.

O que ambas as versões têm em comum, no entanto, é que ambas tiveram um grande foco no Menu Iniciar. A versão 10 trouxe de volta o clássico botão, que sofreu tanto com a versão 8, mas foi no 95 que ela realmente se estabeleceu como o centro da interface de usuário do Windows. Para reforçar isso, a Microsoft chegou a lançar o comercial abaixo, com a música “Start Me Up”, dos Rolling Stones.

O sistema trazia várias características que permanecem com o Windows até hoje, incluindo a primeira versão do Internet Explorer. Ele era adaptado para a internet de uma forma geral, com suporte a conexões discadas e o novo sistema de plug-and-play, facilitando a instalação de hardware. Além do botão Iniciar, o Windows ganhou a barra de tarefas e os botões de minimizar, maximizar e fechar, que se tornariam um padrão em breve.

Na época, considerando a desvalorização do dólar, o Windows era muito mais caro do que hoje, com a versão 95 chegando às lojas por US$ 210, contra US$ 120 do Windows 10 atualmente. O mundo da tecnologia também era extremamente diferente do que é nos dias de hoje.

Na ocasião, a Microsoft tinha apenas 15% do número de funcionários que tem atualmente (17.800 contra 117.354 de hoje), e também faturava muito menos, arrecadando receitas na casa de US$ 5,9 bilhões contra US$ 93,6 bilhões atualmente. Mesmo assim, a companhia já mostrava capacidade para dominar o mercado de PCs, como faz até hoje.

O New York Times chegou a publicar na ocasião: “O uso do computador se tornou tão amplo, e o controle da Microsoft sobre a indústria tão poderoso, que a introdução do Windows 95 ganhou o nível de decibéis de um evento nacional, quase um novo feriado em agosto que poderia se chamar de Bill Gates Day, em referência ao presidente bilionário da Microsoft”.

A publicação não estava exagerando. Foram realizados eventos de lançamento à meia-noite em diversas lojas pelos Estados Unidos, para que as pessoas pudessem garantir sua cópia do sistema operacional no primeiro minuto do dia 24 de agosto. Não foi muito diferente do que é hoje o frenesi em dia de lançamento de novos iPhones. Foram 7 milhões de cópias vendidas em apenas 5 semanas.